quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Implantação e Manejo de Sistemas Agroecológicos Sustentáveis

- Como implementar um sistema sustentável: Para criar sistemas sustentáveis deve-se buscar o que é mais adequado para cada situação e para cada região.
Plantar o que melhor prospera naquele local, naquele momento, fazer tudo para aumentar a vida e a qualidade do sistema.
Deve-se aproveitar todas as plantas naturais.No avanço aparecerá alguns matos e ervas, mas o melhor jeito de manejá-las é arrancando-as com as raízes e implantar consórcios que possibilitam a cobertura intensiva do solo.
Usando a enchada deixa-se raízes que voltam a proliferar.Elas só aparecem quando a cobertura do solo não está suficiente para inibir o seu aparecimento ou a fertilidade do solo está baixa, pois essa situação propicia o desenvolvimento de ervas colonizadoras.
Da mesma forma quando aparecer pragas e doenças, que são indicadores dos erros e combater as ervas.
- O uso da sucessão vegetal:
A sucessão das espécies é a estratégia utilizada pela natureza para continuar viva no tempo e no espaço.
A sucessão vegetal é o caminho encontrado pela natureza para também aumentar a cobertura vegetal.
Primeiro aparecem pequenas plantinhas que cumprem a função de colonizar o ambiente, são as colonizadoras.Depois aparecem as plantas pioneiras, que já são herbáceas, arbustos ou árvores que criam condições para o aparecimento das plantas secundárias, que já são árvores bem desenvolvidas.
Por último, aparecem as espécies de clímax que duram dezenas de anos.
É a sucessão vegetal que pode naturalmente aumentar a biodiversidade e ajudar a melhorar a fertilidade do solo degradado.
- O plantio consorciado denso:
Uma forma de implementar e acelerar a sucessão vegetal é plantando de forma adensada.Para isso usa-se o plantio consolidado denso que consiste no plantio no mesmo tempo e espaço do maior número de plantas e espécies diferentes e de todos os estágios da sucessão vegetal.
Respeita-se o espaçamento tradicional somente entre plantas da mesma espécie.Entre espécies diferentes planta-se o mais denso possível.
Para melhorar a fertilidade do solo tem-se que aumentar o número e a variedade de plantas encima dele.
Deve-se ter o cuidado para que as combinações de espécies siga adequada em relação ao seu ciclo de desenvolvimento e ao seu comportamento de crescimento.
Deve-se combinar as plantas que tem ciclos e crescimento diferenciados.

Como Fazer:
Ao variar um plantio faz-se o roço das ervas envelhecidas, podam-se as árvores maduras e implanta o plantio consorciado denso.Introduz-se as plantas disponíveis e mais resistentes com variadas utilidades: para a produção de alimentos diversos,material abundante para cobrir o solo, plantas medicinais, ração para animais, madeiras para construções e que também ajudem as lavouras que se está cultivando.
Deve-se buscar as melhores combinações entre espécies plantadas e plantas nativas do lugar.Busca-se aumentar a diversidade e a quantidade de espécies na área.

Como fazer a poda:
A poda consiste no corte e repicagem do mato fino, dos arbustos e galhos de árvores que possam retardar o desenvolvimento da sucessão.Em geral poda-se essas plantas que já cumpriram com sua função dentro do sistema ou quando se quer abrir espaço para o desenvolvimento de plantas que devem ser prioridade. Cada planta deve ter um cuidado especial ao ser podada.

Como fazer capina seletiva:
A capina seletiva consiste em retirar seletivamente plantas colonizadoras, também chamadas de ervas daninhas, que já cumpriram sua função.
O objetivo da capina seletiva e de podação são:
- Produzir cobertura para 0o solo para aumentar matéria orgânica no chão para proteger o solo o que resulta em um aumento de vida no mesmo, indiretamente melhorando o PH e a estrutura do solo, deixando-o mais fofo.
Aumentar temporariamente a penetração de luz, para favorecer as plantas do futuro.
Aumentar a capacidade de reter água que cai da chuva no solo.
Rejuvenecimento das plantas e do sistema, proporcionar menor brotação das plantas podadas e melhorar a saúde de todas as plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário