sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Aspectos da Organização Sindical:

- A organização das entidades sindicais de trabalhadores rurais recebeu em suas origens, forte influência do Partido Comunista, da Igreja Católica, do sindicalismo urbano e do Estado.
- Apesar da grande mobilização política da Contag, 1963, o Golpe Militar, no ano seguinte, arrefeceu a criação de mais entidades sindicais ligadas a setores progressistas.
- A aprovação da filiação da Contag à CUT, ocorreram em 1995, durante o VI Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais, promovendo significativos avanços na organização e políticas do MSTTR.
-Atualmente, o MSTTR é constituído por 4.100 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTRs, 250 polos/regionais e 27 Federações Estaduais, que credencia a CONTAG como a maior Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da América Latina.

Porque surgiu o Movimento Sindical?
As organizações do campo e em especial, as Ligas Camponesas, nasceu questionando e denunciando as desigualdades, especialmente àquelas relacionadas a concentração de terras e de renda.

Como surgiu o MSTTR?
A organização sindical dos Trabalhadores Rurais - primeiro os sindicatos, depois as Federações e por fim a CONTAG que deu continuidade às lutas contra o latifúndio e em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Organização do Movimento Sindical:

CONTAG CNA


FETAGs Federações


STTR Sindicato da Agricultura


As lideranças perceberam que só luta contra o latifúndio não era suficiente e foi assim que a bandeira de reforma agrária, enquanto principal alternativa viável de distribuição de renda e promoção de igualdade social, econômica e política no campo.
Essas entidades apesar suas distintas origens e tragetórias, foram construídas em bases politicas comuns, que as unificam.
Destacam-se: o vínculo com as comunidades rurais, a forte ênfase no trabalho de base, a defesa da categoria, referenciada pela luta pela terra, a organização de uma base sindical ampla em termos de categoria ( agricultura familiar- proprietários, meeiros, parceiros, arrendatários, assalariados (as) rurais) e ainda, a priorização de políticas que favoreçam o desenvolvimento com inclusão social.
PADRSS (Concepção e Significado):
- Trata-se de um Projeto, isso significa que explicita projeções e possibilidades,não sendo algo pronto e acabado, mas uma construção coletiva e cotidiana.
-É um Projeto Alternativo: Portanto uma alternativa ao projeto predominante na sociedade.Implica por isso, na desconstrução de valores e conceitos.
- É um Projeto Alternativo de Desenvolvimento, pois questiona os sucessivos modelos de desenvolvimento, que sempre colocaram o mercado acima de tudo. Em contraposição a essas tendências, colocam os homens e as mulheres de todas asa idades, raças e culturas no centro de sua ação estratégica.
Respeita o espaço rural como lugar potencial do desenvolvimento, contrapondo à idéia do rural como lugar de atraso.
Além disso, considera e valoriza os saberes e fazeres existentes na cultura camponesa.
Por ser rural, é um Projeto que tem como principais eixos: uma ampla e massiva Reforma Agrária, a valorização, o fortalecimento e a consolidação da Agricultura Familiar; a geração de empregos e renda no campo e a superação de todas as formas de discriminação e desigualdade especialmente as fundadas nas relações sociais de gênero.
- É um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável pois estimula o equilíbrio na relação entre ser humano e natureza.
Compreendendo o outro como espaço permanente de reflexão na construção do agora, na perspectiva das gerações futuras.
Busca um desenvolvimento solidário, isso quer dizer que se contrapõe à lógica da competitividade capitalista, inserindo valores fundamentais que contribuem para uma nova sociabilidade, como a igualdade, a fraternidade, a inclusão e a justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário