sábado, 11 de dezembro de 2010

Planejamento Estratégico

Por ser um processo que mobiliza a empresa a escolher e constituir seu futuro, o planejamento estratégico exige uma análise interna e externa à organização que passa pelo entendimento das seguintes questões:
1. Saber identificar o negócio da empresa: Além de determinar o potencial competitivo, conhecer qual é o seu negócio, permite saber quem é o concorrente, ajuda a conquistar o mercado, orienta o treinamento de pessoal e onde fazer investimentos. É definindo seu negócio que voce vai entender o principal benefício esperado pelo cliente.
2. Missão da empresa: A missão da empresa deve traduzir uma necessidade permanente, é com ela que se vai dizer a que veio.Responder de forma simples: o que sua empresa faz? Como faz? E com qual responsabilidade social? Junte essas respostas de maneira coerente e voce terá definido a missão de forma clara e completa.
Para responder essas questões deve-se considerar quem é e onde está seu cliente, quem poderá vir a sê-lo, o que pode ser feito para mantê-los, o que eles compram e o que diferencia sua empresa das demais.A declaração de missão visa comunicar interna e externamente o propósito de seu negócio.
3. Qual a missão a ser compartilhada na empresa: Além de dizer a que veio, deve-se deixar claro para onde pretende ir. A visão estabelecida para sua empresa será uma projeção das oportunidades futuras do seu negócio, buscando uma concentração de esforços em sua busca.
Deve ser aglutinadora,clara, inspiradora,lembrando todas as pessoas da organização e recursos na efetivação do futuro visualizado.
4. Princípios que nortearam o negócio: Se a missão apresenta seu negócio e a visão dá a direção, os princípios da organização servem de referência na tomada de decisões e determinam posturas e atitudes das pessoas, criando uma linha de conduta.Para identificar que valores devem ser respeitados para se ter sucesso, lembre-se que eles devem ser mantidos mesmo em desvantagem competitiva, devem ser no máximo cinco, devem resistir ao teste do tempo e serem independentes do ramo de atividades.
Exemplos de valores: união, comprometimento, inovação constante, ética interna em suas relações com o mercado e satisfação do cliente.
5. Consiste em compreender as variáveis que afetam a performace da empresa.É importante ter em mente o tempo de planejamento estratégico em construção, se oito, cinco, dez anos.
Outras questões são: Perfil da clientela, concorrência, relacionamentos externos (distribuidores, acionistas, governo, comunidade, etc..). Onde se concentra o poder na cadeia de agregação de valor do seu segmento de atuação? Qual o posicionamento competitivo de sua empresa nesse contexto? Qual a competência competitiva da empresa?
É importante considerar qual é o seu negócio, para delimitar o ambiente, a ser analizado, a missão e os princípios para manter a concentração da análise.
Realizar análise de ambiente implica em considerar diferentes cenários futuros envolvendo implicações econômicas, sociais, legais, mercadológicas, tecnológicas, políticas e escolher aquele com maior possibilidade de ocorrência.Em seguida discorrer o resultado da análise registrando as ocorrências em dois grupos.
- Ambiente Externo:
Quais são as oportunidades( situações externas, atuais ou futuras, identificadas durante análise) que se podem influenciar positivamente no desempenho da empresa.
- Ambiente Interno:
São as caracteristicas ou qualidades da empresa, tangíveis ou não, que podem influenciar positivamente no desempenho da empresa.E as fraquezas identificadas que podem influenciar negativamente o desempenho da empresa.
- Estratégia Competitiva:
Estratégia é a forma escolhida pela empresa para alcançar suas metas.
A realidade externa considera os elementos do macroambiente dos relacionamentos e do ambiente competitivo que vão permitir à organização estabelecer seu escopo competitivo.
A realidade interna precisa considerar suas competências essenciais e distributivas ( competências que as tornam únicas), calcadas em sua visão e missão, de maneira a adequá-las ao escopo competitivo escolhido. A consideração dessas demais realidades permitirá que a empresa defina sua estratégia competitiva genérica, contida na possibilidade de liderança de custos, diferenciação ou enfoque.
Metas e Objetivos:
São compromissos específicos e mensuráveis com os quais será possível alcançar a missão.São formados por metas definidas a partir das oportunidades e forças identificadas na análise do ambiente. Se bem formuladas os objetivos devem ser convertidos em ações específicas, dando direcionamento aos diferentes níveis gerenciais da organização, estabelecem providências de longo prazo e facilitar o controle gerencial.Sempre que possível, devem ser estabelecidas quantitativamente: ''aumentar a taxa de retorno para quinze por cento em dois anos será um objetivo melhor definido para aumentar o retorno sobre o investimento."
Áreas que devem receber atenção especial em definição de objetivos, tais como:
- Inovação
-Produtividade
- Recursos Físicos e financeiros
- Rentabilidade
-Responsabilidade
-Performance Gerencial
- Produtividade
- Atitude Pessoal
- Responsabilidade Social

Carteira de Produtos:
A fase final do processo de formulação de um planejamento estratégico é a organização da carteira de produtos. Em geral, as empresas possuem portifólio de negócios, trabalhando em diferentes linhas de produtos.
O importante é identificar em qual estágio do ciclo de vida os produtos se encontram e decidir quais devem sofrer alguma intervenção, quais devem ser mantidos e quais serão eliminados, considerando todo o cronograma traçado durante o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Implementação, Feedback e Controle:
O gerenciamento das ações e controle de prazos preestabelecidos será o desafio de empresários ou gestor de marketing responsável pelo processo. Desenvolver e implementar um planejamento estratégico exige acompanhamento constante dos movimentos de mercado, além do monitoramento e adequação das diretrizes definidas, fazendo ajustes para o alcance das metas e objetivos estabelecidos no planejamento.

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